Assembleia da Rede Municipal


Na última assembleia do SEPE- Itaguaí, em 16 de junho de 2013, os profissionais de Educação do Município de Itaguaí, decidiram pela manutenção do estado de greve e ato silencioso na  sessão da Câmara Municipal de Itaguaí, que dia 24/06. E nova assembleia dia 17/07, às 13H, com indicativo de greve e passeata após a assembleia.

Entenda um pouco do que está acontecendo:

Em 2013, a Comissão Especial de trabalho - CET, instituída pelo prefeito para elaborar a atualização do Plano de Carreira dos Profissionais de Educação do Município, encerrou seus trabalhos entregando a prefeitura o estudo contendo o novo Plano de Carreira da Educação.
A prefeitura de Itaguaí alegou que a tabela era inviável para o município e não aprovou o plano.

Por conta da não aprovação do Plano e da série de mudanças instituídas pela, até então secretária de Educação, Célia Tavares (PSDB) e as condições precárias de condições de ensino da Educação de Itaguaí, a categoria dos profissionais de Educação do município deflagaram greve na rede municipal. A partir daí iniciaram as negociações que culminaram com a suspensão da greve, com pontos acordados em ata, entre governo, comando de greve e SEPE e calendário a ser cumprido cuja data em relação a aprovação do Plano de Carreira (construído pela CET, na íntegra, somente alterando os valores da tabela de vencimento dos servidores) até 31/05.    

Alguns avanços foram conseguidos no momento de greve como: 

  • Mudança de nomenclatura de merendeiras para cozinheiras; 
  • Redução de carga horária para os profissionais administrativos (auxiliares de serviço escolar, cozinheiras, inspetores de alunos, auxiliares de creche e berçário, agentes administrativos escolares e digitadores) da educação em 25% de seu tempo de trabalho;  
  • Criação da Comissão paritária (Governo e SEPE) para implementação no  município da Lei 11.738/08, que institui 1/3 de planejamento (atividades complementares), para os professores (as) com regência de turma;
  • Vale alimentação para os profissionais de educação;
  • Reconvocação da Comissão Especial de Trabalho - CET, para reelaborar as tabelas do Pleno de carreira;
  • Mudança da Secretária de Educação do município;
  • Acompanhamento e cobrança dos processos de compra de material escolar e didático-pedagógico, reformas emergenciais e climatização nas escolas, entre outros ganhos.
Sabemos que ainda há um longo caminho nas mudanças estruturais que a nossa Educação necessita, mas caminhamos passo a passo e continuamos ruma a transformação social que almejamos. Unidos somos mais, pois o SEPE somos nós, nossa força e nossa voz!



0 comentários:

Postar um comentário